
DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A -------*SIDA*---------
1 DE DEZEMBRO
----------------------
PANDEMIA, PALAVRA DE ORIGEM GREGA, FORMADA COM O PREFIXO ( pan e demos, povo. ) foi pela primeira vez empregada por Platão, no seu livro ( Das leis ). Platão usou-a no sentido genérico, referindo-se a qualquer acontecimento capaz de alcançar toda a população. O conceito moderno de ( pandemia ) é o de uma epidemia de grandes proporções, que se espalha a vários países e a mais de um continente. Falei-vos do sentido da palavra ( PANDEMIA ) agora vou falar-vos da mesma, as várias infecções relacionadas desde o surgir da PANDEMIA DA SIDA, como a tuberculose, estão intimamente relacionadas. Actualmente, estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas estejam co-infectadas por estas duas patologias, 90% das quais habitando em países em vias de desenvolvimento. É nesses países, com fracos recursos na área da saúde, que o problema atinge a sua máxima gravidade.
Mundialmente, a tuberculose é a infecção OPORTUNISTA mais comum nestes doentes. É também a causa de morte mais frequente, responsável por aproximadamente metade dos óbitos nos doentes com infecção pelo VIH/SIDA.
A infecção pelo VIH, ao promover um agravamento progressivo na IMUNIDADE CELULAR, altera a história natural da tuberculose, aumentando marcadamente o risco de desenvolvimento da doença quer por reactivação mais frequente da tuberculose latente, quer por progressão mais rápida para formas clínicas após a sua aquisição.
Quero com isto dizer, que nestes doentes com maior frequência, observam-se, formas extra-pulmonares de tuberculose e, não raramente, formas pulmonares atípicas, tanto na sintomatologia, como no resultado dos exames radiológicos. Estas formas pulmonares atípicas, frequentemente paucibacilares, ocorrem particularmente nos infectados com contagens de CD4 baixas(«200células/mm3).
Procurei dar-vos UM RASCUNHO desta TRAGÉDIA, e das suas consequências.
Sei que muitos dos INFECTADOS, são pessoas praticamente isoladas do mundo, que vivem numa angústia com níveis de stress elevadíssimo, algumas vivendo com um sentimento de culpa.
É aqui que tem que ser posta a prova a nossa SOLIDARIEDADE.
Esta doença não se transmite pelo o APERTO DE MÃO
Esta doença não se transmite pelo o ABRAÇO
Esta doença não se transmite pelo o BEIJO
Ela transmitisse SIM ! pelos os CONTACTOS SEXUAIS NÃO PROTEGIDOS.
Perante isto DUAS COISAS estão ao nosso cuidado e são-nos exigidas
1ª Que não marginalizemos ninguém com a nossa arrogância
2ª Que nunca MAS MESMO NUNCA se TENHA SEXO SEM PROTECÇÃO.
Um ABRAÇO do VOSSO AMIGO CERTO
Santos Sampaio
CORAÇÃO SOLIDÁRIO

Nenhum comentário:
Postar um comentário